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O papel das sementes e grãos na alimentação
23/02/2014
Há tempo se sabe  ,  as sementes são estudadas principalmente pela alto valor nutricional e por agregarem nutrientes na alimentação diária
Sementes são fontes de boas gorduras principalemnte ácidos graxos , ômegas 3 e 6 como  a de linhaça ; gergelim; chia; girassol  e de minerais importantes como cálcio e magnésio abóbora; gergelim
Sementes tem uma valorização maior nos ácidos graxos ( boas gorduras)  e grãos num misto de  proteínas vegetais e carboidratos

BENEFÍCIOS

Tem uma valorização na ação antioxidante e ajudam no equilíbrio hormonal  e ajudam a  emagrecer pois são ricas em nutrientes  e formam aquela goma ¨mucilagem “  forma gel no estômago aumentando a saciedade

CHIA
 
É  rica em macronutrientes,compostos bioativos,fibras dietéticas e ácidos graxos poli-insaturados.Além disso,possuem um teor considerável de vitaminas do complexo B(riboflavina,niacina,tiamina)e minerais(cálcio,fósforo,potássio,zinco,e cobre).
Apresenta maior teor de proteínas comparado a outros grãos como quinua,aveia,amaranto,trigo,cevada e arroz.
 
Reduz colesterol = pela boa concentração de ômegas
 
Controla a  glicemia =  controla a liberação mais lenta da glicose no sangue
 
Desintoxica = aumenta a  frequência evacuatória e a eliminação de toxinas
 
SUGESTÃO PARA CONSUMO
 
A chia ( 1 c sopa)  deve ser usada junto com fruta no lanche da tarde  ou com a  salada  no almoço ou jantar
 
GIRASSOL
 
O óleo da semente de girassol também é rico em ômega 9, uma gordura que faz bem para o corpo. Por isso, consegue prevenir o colesterol ruim no sangue e evitar o acúmulo de gordura na região da barriga. Sendo indispensáveis no transporte de gorduras do sangue, promovendo assim a limpeza de gorduras saturadas sangüíneas. Também
Rica em fibras, a semente é capaz de tornar a digestão mais demorada. Isso reduz a vontade de comer. Ainda, quando chegam ao intestino, as fibras do girassol diminuem a absorção de açúcares e gorduras
 
Outro benefício do alimento: aumento da produção do hormônio serotonina no corpo. Ele proporciona uma sensação de bem-estar, que aumenta a energia e combate o desânimo.


 
SUGESTÃO PARA CONSUMO

Triturar a semente e utilizar polvilhada sobre arroz integral , uma salada folhas ou com frutas
 
LINHAÇA
Apresenta os ácidos graxos essenciais (55% de Ômega 3 , 14,5% de Ômega 6 e 18,6% de Ômega 9). O óleo de Linhaça contém Lignana, uma substância responsável pelo restabelecimento do Hormônio Sexual, estrogênio que cai bruscamente na menopausa. O óleo de linhaça possui substâncias parecidas como os estrogênios (hormônios femininos) somente que de ação mais atenuada, melhorando a absorção de cálcio, prevenindo, por exemplo, a osteoporose.  Presentes em todas as células e construídas por elas a partir dos ácidos graxos mono e poliinsaturados, participam do processo de manutenção do equilíbrio hormonal. Com isso ajuda a regular hormônios e melhora o nível de serotoninas cerebrais que controlam o sistema nervoso e abaixando o nível de ansiedade diminuindo a compulsão alimentar .
SUGESTÃO PARA CONSUMO
Pode ser utilizada a semente 1 c sobremesa com suco batido pela manhã e a a noite deixar  1  c sopa de molho num copo de água  para formar mucilagem comer para melhorar  a frequência evacuatória
 
QUINUA
Grão da quinua é boa fonte de proteína vegetal  O grão possui uma combinação de aminoácidos que estão presentes no arroz e feijão, cada grão contém vinte aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, com boa absorção no organismo é muito boa para recuperar e manter músculos, que é uma exclusividade em  alimentos de origem animal, por isso para quem não consome carne, é bom aproveitar desses benefícios É  uma excelente fonte de carboidratos com baixo índice glicêmico, isso significa que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue, fazendo com que a produção de insulina no organismo diminua evitando o estoque de gorduras indesejáveis ,  possui vitaminas, sais minerais, e gordura
 
 
SUGESTÃO PARA CONSUMO
Grãos de quinua podem ser utilizados com sopas Uma boa sopa de hortaliças  E VERDURAS  com 3 c sopa de quinua em grãos  aumentando a saciedade outra forma de consumir são os flocos de quinua com salada de frutas
 
AMARANTO
 
o grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz).
 
É altamente nutritivo, além de um excelente redutor dos níveis de colesterolplasmático através de sua fração protéica que, ao ser digerida, inibe a enzimaresponsável pelo acúmulo de colesterol no organismo.O amaranto tem vários componentes presentes podem atuar neste efeito, como o óleo, a fibra, a proteína e as substâncias antioxidantes. 
A planta é ótima fonte de fibras (15g em 1 ½ colher de sopa), zinco, fósforo e cálcio biodisponível (pronto para ser assimilado pelo organismo). Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular - sistema imunológico.
Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. O alimento também funciona no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares - maior do que as encontradas na aveia, milho e trigo.O alto valor protéico - de 14 a 20% a mais, quando comparado a outros cereais - e de minerais atuam na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral.
 
SUGESTÃO PARA CONSUMO
 
Pode ser usado todos os dias uma boa dica seria usar pelo menos 2 c.sopa dos flocos do amaranto polvilhando as frutas ou batido no liquidificador como a receita a seguir. O excesso já que ele é rico em fibras pode aumentar a movimentação do intestino tendo assim uma atividade  laxante.
ABÓBORA
Semnete rica em zinco ; cálcio e magnésio importantes minerais para a manutenção do equilíbrio metabólico dos açúcares e gorduras
Como é rica em zinco pode ser considerado um alimento  útil para fertilidade
A Semente de abóbora também é fonte de vitamina E, vitaminas do complexo B e ferro. Rica em potássio, a semente de abóbora também ajuda no combate a hipertensão arterial
Uma forma prática de utilizá-la é como farinha. Para fazer, coloque as sementes para secar, torre um pouco no forno e em seguida processe.
 
SUGESTÃO PARA CONSUMO
A recomendação é que se utilize 2 colheres de sobremesa  de farinha de semente de abóbora por dia. Junto com sopas  ou com feijão e  lentilha  




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