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Os nutrientes e a fertilidade
11/05/2014
 OS NUTRIENTES E  A FERTILIDADE
 
A alimentação saudável sem sombra de dúvidas é extremamente importante para  o equilíbrio hormonal. a consideração é que as toxinas depletam  e diminuem a  absorção dos nutrientes importantes para a reprodução e  a carência de certos nutrientes (minerais , vitaminas e aminoácidos) podem trazer alterações celulares e metabólicas que vão influenciar no equilíbrio hormonal .Veja abaixo no restante
 
IMPORTANTE:
Os alimentos ricos em ômega 3 auxiliam na fertilidade  Essas gorduras tornam a membrana que envolve o óvulo mais fluida. Isso facilita a penetração do espermatozóide e a saída do embrião, que vai se implantar no útero. Além da função antiinflamatória que os ácidos graxos tem diminuindo a inflamação, peroxidação lipídica , comprometimentos vasculares ( vasoconstrição) e a resistência insulínica que acabam influenciando na infertilidade
 Consumir: sardinha, arenque , atum , salmão, óleo e semente de linhaça , óleo de macadâmia
 
Nutrientes e alimentos que o homem pode ingerir para  aumentar a fertilidade masculina
O nível de zinco seminal varia com o número de espermatozóides e sua motilidade, enquanto o nível de zinco no sangue varia com o nível dos hormônios masculinos.
Quando o zinco é removido da dieta, tanto o nível dos harmônios masculinos quando a contagem de espermatozóides diminuem, provando que a deficiência de zinco afeta ambos os valores. Inversamente, a suplementação com zinco aumenta a contagem de espermatozóides e a motilidade dos mesmos em homens com baixas contagens.
Mulheres vegetarianas, por exemplo, costumam apresentar deficiência de zinco. Esse mineral é importante para a função reprodutiva pois participa de inúmeras reações enzimáticas no organismo
O zinco é distribuído por todo o reino vegetal e animal em abundância em segundo lugar em relação ao ferro. Algumas das principais fontes desse mineral são: carnes bovinas, peixes, aves, leite e derivados, ostras, mariscos, cereais, nozes e feijão.
 

 
É importante manter o controle do peso quando se quer engravidar

Pela desregulação da insulina , aumento e quedas bruscos a globulina ( SHBG), uma proteína que se liga aos hormônios sexuais acompanha essa flutuação. Isso atrapalha o equilíbrio hormornal causando uma elevação de andrógenos, hormônios masculinos que, em excesso, interrompem a ovulação.

 
A importância da ingestão do ácido fólico

 O ácido fólico é essencial para prevenir malformações no feto, principalmente nas primeiras semanas de gravidez. o ideal é iniciar o consumo reforçado da substância três meses antes de engravidar e mantê-lo até durante a  gestação.

Homens com baixos níveis de ácido fólico podem diminuir  a produção de espermatozóides . Cuidar com o intestino pois o acido fólico é absorvido no intestino delgado, qualquer doença que afete o revestimento do intestino delgado, como doença celíaca, pode ser responsável por uma deficiência. Numerosas drogas ( medicamentos) podem causar deficiência de folato  A infertilidade que resulte de uma deficiência de ácido fólico pode ser curada com a suplementação de folato.
Melhores fontes: Hortaliças e folhas verdes escuras: espinafre, couve, brócolis, feijões e cereias integrais
Além do ácido fólico outras vitaminas importantes:
Vitamina B6
A suplementação de vitamina B6 é interessante para alguns casos de infertilidade feminina, incluindo a infertilidade causada por amenorréia (falta de períodos menstruais em mulheres mais jovens). A siplementação com B6 traz aumentos significativos do nível de progesterona , e sabe-se que a progesterona adequada é necessária para manter o revestimento uterino, de modo a poder sustentar o crescimento do óvulo fertilizado.
As melhores fontes de piridoxina são: levedo, germe de trigo, carne de porco, vísceras (principalmente fígado), cereais integrais, leguminosas, batatas, banana e aveia.
 
Vitamina B12
A deficiência de vitamina B12, pode causar anemia perniciosa.  A anemia Perniciosa na  idade reprodutiva,geralmente leva a infertilidade em ambos os sexos. A suplementação com vitamina B12 restaura a fertilidade.
As fontes mais ricas de cobalamina são de origem animal: ovos e  carne vermelha
 
CUIDADO:
O Álcool poderia reduzir a fertilidade de uma mulher por aumento do nível do hormônio prolactina. Beber excessivamente eleva os níveis de prolactina no sangue, e sabe-se que níveis elevados causam disfunção do ciclo menstrual e infertilidade.
 E também......
Não coma gordura e frituras em excesso, açúcar ou alimentos processados ricos em calorias e sem nutrientes. Não fume. Evite ficar perto da fumaça de cigarro. A fumaça do cigarro destrói a vitamina C. Evite o estresse O estresse intenso depleta o organismo de vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B6.
10 alimentos para influenciar positivamente a fertilidade

 
ÔMEGA 3 E 6

 
SARDINHA,  ATUM , ARENQUE, LINHAÇA E AMÊNDOAS
ÁCIDO FÓLICO SOJA,  VEGETAIS VERDE-ESCUROS (ESPINAFRE, AGRIÃO) E LEVEDO DE CERVEJA
FERRO COMO COUVE, BETERRABA E AÇAÍ
VITAMINA A OVOS, CENOURA, MANGA,
FRUTAS AMARELO-ALARANJADOS POSSUEM CAROTENÓIDES QUE SÃO CONVERTIDOS EM VITAMINA A PELO ORGANISMO.
 
PROTEÍNA VEGETAL FEIJÃO, LENTILHA , GRÃO DE BICO
VITAMINA B6 LEVEDO, GERME DE TRIGO, CEREAIS INTEGRAIS, LEGUMINOSAS, BATATAS, BANANA E AVEIA.
ZINCO PEIXES, AVES, LEITE E DERIVADOS, OSTRAS, MARISCOS, CEREAIS, NOZES E FEIJÃO.
 
MAGNÉSIO FOLHAS VERDES, CEREAIS, GRÃOS, FRUTOS DO MAR, SEMENTES.
VIT D ÓLEO DE FÍGADO DE PEIXE, PEIXES GORDUROSOS (SALMÃO, BAGRE, SARDINHA, ATUM, CAVALINHA), GEMA DE OVO.
VIT E ABACATE; GERME DE TRIGO, GEMA DE OVO, VEGETAIS FOLHOSOS,  NOZES.
 




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