Instagram
Rua Gironda, 167 - Jd. Paulista - São Paulo - SP
+55 (11) 3050-6581 / 3021-3870
lucyanna@lucyannakalluf.com.br
dúvidas: secretaria@lucyannakalluf.com.br
Limão
15/08/2014
O limoeiro, no início, era um simples arbusto que se espalhava espontaneamente pelo sudeste asiático. Existem diferentes versões sobre a forma como o limão tornou-se conhecido na Europa. Alguns dizem que foi levado pelos muçulmanos entre os séculos VII e IX, durante o período em que ocuparam grande parte do continente europeu. E, a partir daí a difusão foi muito rápida.

            No entanto, existem relatos de que os romanos já conheciam o limão, usando-o como medicamento, mesmo antes de o fruto ser trazido pelos árabes. De qualquer forma, nas Américas, o limão chegou junto com os primeiros conquistadores portugueses e espanhóis, no século XVI. Hoje, o Brasil é o segundo maior produtor mundial desta fruta, especialmente do Limão Tahiti, que é um fruto híbrido, resultante de uma enxertia da Lima da Pérsia sobre o limão cravo (cavalo), motivo pelo qual não apresenta sementes.
 
Nome científico: Citrus Limonium
 
Nome popular: limão
 
Existem cerca de 70 variedades de limão em todo o mundo, porém as mais conhecidas por nós, brasileiros, são: thaiti, siciliano, galego e cravo.
 
Principais substâncias: vitamina C, polifenóis, carotenóides.
 
Utilidades: Excelente fonte de vitamina C, rico em polifenóis e carotenóides (violaxantina, luteína, criptoxantina, β-caroteno). É antioxidante, analgésico, antianêmico, anti-séptico e remineralizante.  Muito indicado para quadros de gripes, febres, afecções estomacais e varizes por ajudar também na circulação.
 
            Ao contrário do que pensam as pessoas o limão em seu estado natural tem como principio ativo o ácido cítrico, porém, quando entra em contato com o meio celular no interior do nosso corpo comporta-se como um neutralizante da acidez interna. O limão  equilibra o pH do sangue deixando-o levemente alcalino beneficiando órgãos e sistemas, uma vez que a acidez do sangue destrói as células.
            Por potencializar a capacidade metabólica dos órgãos excretores promove limpeza e desintoxicação de todo o corpo. É bactericida, fungicida e antibiótico. Pela desintoxicação do corpo via pele, reduz celulite e varizes ativando a circulação.
            Mais algumas vantagens deste fruto maravilhoso: Combate o ácido úrico, aumenta a absorção de cálcio, magnésio e vitamina D, regula períodos menstruais, melhora o sistema imunológico, evita e pode combater o câncer. Cientistas especializados em psiconeuroimunologia sabem que estados psicológicos negativos atacam o sistema imunológico através de toxinas as quais o limão sabe como eliminar.
            . Desintoxica o fígado e a vesícula. Trata e previne problemas no sistema cardiovascular porque é potente na desobstrução de vasos sangüíneos. Estimula rins e bexiga. 
            Finalmente o limão é muito eficaz no tratamento da perda de excesso de gordura corporal. As propriedades de tonificar o fígado e desintoxicar o sangue vão harmonizando o metabolismo de queima dos excessos de gordura corporal. Tem ação também sobre o controle da compulsão alimentar. 
 Enfim, uma alimentação diária sadia incluindo o limão já é um regime ideal e previne doenças pelo fortalecimento das defesas naturais do organismo. É cientificamente provado que o limão é um alimento perfeito que consegue penetrar e curar todo o ser.
            O chá das folhas possui limoneno, excelente calmante para pessoas nervosas e com insônia.
 
Formas de uso: principalmente como suco.
 
Indicações terapêuticas: desintoxicação do organismo, inflamações, infecções, acidez metabólica, insônia, anemia, como antioxidante.
 
 
 
 
DICAS
 
Suco energético de limão com gengibre
Ingredientes: 2 limões, 10g de gengibre, 100g de mel, 2 copos de água
Modo de preparo: fazer o chá por infusão de gengibre, ferver por 2 minutos. Amornar. Adicionar o suco de 2 limões e adoçar com mel.
 
Receita destoxificante, anticancerígena e vitaminada.
Ingredientes: 200g de melancia, 1 maçã sem casca, suco de 1 limão
Modo de preparo: bater os ingredientes e tomar gelado.
Suco antidepressivo
Ingredientes: 20ml de suco de uva, 20ml de suco de maçã, 20ml de suco de maracujá, 3 folhas de maracujá, 5g de camomila (fazer chá), 2 folhas de limão (fazer chá), 1 copo de água
Modo de preparo: faça primeiro o chá por infusão das folhas de limão, maracujá e sumidades (flores) de camomila. Jogue dois copos de água fervente sobre elas. Abafe por 10 minutos. Misture no liquidificador os sucos restantes. Dose recomendada: se você quiser ficar calmo como um passarinho, tome um copo desse suco de manhã, à tarde e à noite. Você verá que o seu sono vai ser mais tranqüilo.
 




Obrigado por comentar!
Erro!
Rua Gironda, 167 - Jd. Paulista - São Paulo - SP
+55 (11) 3050-6581 / 3021-3870
lucyanna@lucyannakalluf.com.br