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A polêmica dos adoçantes
05/09/2014
Esta semana está sendo muito abordado um assunto que venho alertando meus pacientes há algum tempo. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, liga adoçantes artificiais ao aumento do risco de diabetes e obesidade.

Enquanto os adoçantes naturais são provenientes de plantas como  a  stévia extraído da Stevia Rebaudiana os artificiais são produzidos quimicamente, dentro do laboratório.Os adoçantes  artificiais mais consumidos: aspartame, ciclamato, sacarina, sucralose, acessulfame-K.

O aspartame.nunca deve ser consumido por quem tem uma doença genética chamada fenilcetonúria. É que esse tipo de adoçante contém fenilalanina, um aminoácido que os portadores desse problema não conseguem metabolizar.

Outros adoçantes, como a sacarina e o ciclamato, também devem ser consumidos com cautela, principalmente por hipertensos. O problema é que essa dupla de adoçantes contém sódio na fórmula, que pode aumentar a pressão arterial e o risco de problemas cardiovasculares.
 
Abaixo os alimentos  que podem substituir os adoçantes artificiais trazendo ainda propriedades funcionais e  benefícios para   a nossa saúde
 
AÇÚCAR DE COCO ORGÂNICO

 é produzido a partir do líquido das flores da palma de coco, sem agrotóxicos ou aditivos químicos. O açúcar de coco é uma novidade aqui no Brasil, mas já faz parte da culinária do sudeste asiático há muito tempo, especialmente por aqueles que buscam uma alimentação saudável ou por diabéticos. Seu sabor é doce, semelhante ao açúcar mascavo, com um leve toque de caramelo. E atualmente, é considerado o adoçante mais saudável
 Benefícios do Açúcar do Coco
  • Possui baixo índice glicêmico, bem menor do que o açúcar da cana. Isto significa que o açúcar de coco não vira glicose no sangue tão rapidamente, sendo benéfico para dietas
  • Fonte de  vitaminas  e minerais do complexo B (B1, B2, B3, B6), ferro, zinco, potássio, magnésio
  • É sustentável: conhecido por ser o adoçante mais sustentável do mundo, uma vez que as palmas de Coco, diferentemente das plantas do óleo de palma, reconhecidas por não serem sustentáveis, além de produzirem mais de cem produtos diferentes, requerem menos água e nutrientes e produzem 75% mais açúcar que a cana de açúcar.
  • Um açúcar que não é processado, adulterado ou filtrado, o açúcar de coco não contém conservante, sendo 100% natural.
Pode ser utilizado como substituto do açúcar branco para adoçar bebidas e alimentos como sucos, chás, iogurtes, ou para preparar receitas na mesma quantidade do açúcar comum.

MEL
È um carboidrato fonte de triptofano com ação calmante que induz uma sensação de bem estar melhorando a função da serotonina no cérebro.
O mel tem uma função importante como regenerador da microflora intestinal quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino , portanto o mel ajuda a manter  a integridade intestinal  colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e menos tristeza e mais sensação de prazer.
Apesar de muito benéfico, ele é também bem calórico, por isso, deve ser consumido moderadamente.
Recomendação de consumo:  até  2  colheres (chá) por dia.

 AÇÚCAR DAS FRUTAS  - FRUTOSE
É o açúcar extraído das frutas e do milho. Sem precisar de nenhum aditivo, frutose é cerca de 30 mais doce que o açúcar comum, mas ela pode aumentar o peso  sem oferecer nenhum valor nutricional.
O uso descontrolado da frutose resultaria em produção de glicose pelo organismo, e, consequentemente, aumento da glicose sanguínea.
 
AÇÚCARES DERIVADOS DA CANA DE AÇÚCAR
As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação  originado o açúcar refinado  que não deve ser utilizado.
 
 Os açucares da cana mais saudáveis

 MASCAVO
É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais é rico em potássio.  Seu gosto é bem parecido com o do caldo de cana.
DEMERARA
O açúcar demerara preserva o melaço da cana de açúcar, porém é um pouco mais processado do que o mascavo. A vantagem dele é que não altera o sabor nem a cor das preparações.Também usada no preparo de doces,  sem alterar o sabor das receitas Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo
CRISTAL
É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira  90% dos sais mineirais. Por ser econômico e render bastante
IMPORTANTE
Todos esses açúcares são bem calóricos por isso devem ser consumidos em  pequenas quantidades só  quando necessário . Lembrando que pacientes diabéticos devem procurar melhor orientação quanto ao uso de adoçantes e  usar os extraídos de plantas como  a Stévia.
Outra dica é  a  necessidade de mudança de hábito quanto menos adição de açúcares melhor assim ficamos mais seletivos em relação ao sabor doce  e diminuímos a  ingestão desses alimentos .

Dra.Lucyanna Kalluf
Nutricionista
Farmacêutica e Bioquímica 
Mestre em Medicina Interna
www.lucyannakalluf.com.br
 




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