Instagram
Rua Gironda, 167 - Jd. Paulista - São Paulo - SP
+55 (11) 3050-6581 / 3021-3870
lucyanna@lucyannakalluf.com.br
dúvidas: secretaria@lucyannakalluf.com.br
Banana, um alimento super-funcional
05/01/2015
É a fruta dos esportistas. Sua famosa capacidade de evitar câimbras a tornou muito consumida pelos praticantes de atividades físicas. Mas a banana tem muitas outras propriedades. É uma das frutas mais adoradas pelas crianças e muito aceita pelos idosos por ser fácil de mastigar e oferecer um delicioso sabor doce. Muito versátil combina com as mais diversas receitas doces e salgadas e até com o nosso arroz e feijão de cada dia.

Principais substâncias: carboidratos, potássio, fibras, vitaminas do complexo B , vit C, triptofano.

Utilizações: Por conter elevadíssimo teor de potássio, mas reduzido em sódio, é uma fruta perfeita para combater a pressão alta. Tanto que a FDA (agência responsável pelo controle de alimentos e remédios) dos EUA autorizaram a indústria de banana a oficialmente informar sua habilidade de reduzir o risco de pressão alta e enfarte. O potássio também prevenir câimbras decorrentes de hipopotassemia – baixas taxas de potássio no sangue – causada pelo exercício intenso que gera uma demanda muscular maior e a perda de potássio. Neste caso é essencial ingerir também líquidos e minerais, pois a banana isoladamente não previne e não trata cãibras, mas auxilia.

            As fibras presentes na fruta contribuem para o equilíbrio intestinal servindo como prebióticos e protetoras da mucosa intestinal. Por isso a banana é indicada contra diarréias.

            É um ótimo alimento para distúrbios gástricos. Combate a azia por ter efeito antiácido natural, e enjôos matinais causados por hipoglicemia.

            Cada banana contém, em média, 0,01g do aminoácido triptofano, essencial na produção da serotonina, neurotransmissor envolvido em mecanismos, como o sono e o humor. Por isso, a banana pode contribuir para melhorar a sensação de humor e de bem-estar.

            O triptofano associando às vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B6 faz da banana um excelente alimento para tratamento de desconfortos que a mulher sente durante a TPM. A vitamina B6 e o triptofano encontrados na banana diminuem a irritabilidade e depressão comum nessa época do ciclo menstrual.

            Quando madura, ideal para o consumo imediato, a fruta já converteu todo o seu amido em açúcar (frutose), ideal para fornecer energia imediata por ser absorvida mais rapidamente pela corrente sanguínea. Por isso é bastante utilizada antes e após a prática de atividades físicas, possibilitando aos músculos a realização dos exercícios.
 
Formas de uso: a fruta in natura ou na forma de sucos e salada de frutas. Pode ser usada também em bolos, tortas, assadas com pratos salgados.  A banana verde é uma forma não madura da fruta e a sua polpa cozida em panela de pressão contém grande quantidade de prebiótico ( alimento para as bactérias intestinais)  estimulando assim um bom funcionamento  e absorção intestinal. Da sua farinha, que também é isenta de glúten, pode-se fazer bolos, pães, tortas doces e salgadas, substituindo a farinha de trigo para quem tem intolerância.

BOLO DE BANANA SEM TRIGO

- 2 bananas nanicas ( devem estar bem maduras)
- 1/2 xícara de uvas passas pretas
- 2 ovos
- 1/4 xícara de óleo;
- 1 xícara de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos);
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.
 
Bata as bananas as passas os ovos e  o óleo no liquidificador. Pode bater os ingredientes mais leves e juntar a aveia e o fermento no final em uma tigela porque essa massa é bem densa. Colocar para assar por uns 30 minutos
 
 
 




Obrigado por comentar!
Erro!
Rua Gironda, 167 - Jd. Paulista - São Paulo - SP
+55 (11) 3050-6581 / 3021-3870
lucyanna@lucyannakalluf.com.br