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Por que dar um tempo ao glúten?
08/05/2015
Você já reparou na textura do pão e na forma como a massa cresce até que atinja o tamanho certo? Isso acontece por causa do glúten, uma proteína vegetal que dá elasticidade aos alimentos.

O glúten está presente em alguns grãos como o trigo, a cevada e a aveia. Por isso, ele está presente em uma boa parte da nossa alimentação, como massas, pães e bolos.

Uma dieta sem glúten ajuda o organismo a eliminar o excesso de líquidos e a diminuir o acúmulo de toxinas. As pessoas que não consomem essa proteína também têm melhor funcionamento do intestino. Por isso, mesmo para quem não têm intolerância, eu indico uma alimentação sem glúten.

A intolerância ao glúten é chamada de doença celíaca, que causa lesões no intestino e dificulta a absorção de nutrientes.

Existem diversas formas saborosas de substituir o glúten na dieta, como o consumo de pães e massas à base arroz, batata ou mandioca. Uma ótima opção é a tapioca no café da manhã ou no lanche da tarde. Para o almoço ou o jantar, troque massas de farinha de trigo pelo arroz integral ou a quinoa.

Uma dieta sem glúten deve ser rica em frutas, legumes, raízes e verduras, que também são fontes de carboidrato e garantem a energia que o corpo precisa.

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Até a próxima!




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