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Alimentos que podem ajudar na redução dos sintomas da TPM
11/05/2015

Jogue a primeira pedra quem nunca sofreu de TPM... Irritação, dores e incômodos, um conjunto com mais de 150 sintomas físicos e emocionais que atinge aproximadamente 80% das mulheres.

Com a oscilação dos hormônios estrógeno e progesterona, todo mês o corpo feminino sofre alguns sintomas que os especialistas chamam de TPM – tensão pré-menstrual. Eles ocorrem com mais intensidade de 3 a 5 dias antes da menstruação. Mas para algumas mulheres os incômodos podem se prolongar por 15 dias.

O tratamento é variado, mas você sabia que a alimentação pode ser sua grande aliada para minimizar esses sintomas?

Uma dieta equilibrada, com carboidratos complexos, magnésio, vitamina B6 e cálcio podem fazer as mulheres que sofrem deste mal se sentirem melhores e mais dispostas.

 

E o primeiro grupo de alimentos são os grãos. Feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha eles aliviam os sintomas da TPM por possuírem alto teor de carboidratos e proteínas. Além disso, eles ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, o que estabiliza o humor e ansiedade característicos do período.

 

O segundo grupo são as oleaginosas. Consuma frutos oleaginosos: amêndoas, pistache, nozes e castanha, pois são ótimas fontes de proteína, vitamina E e vitamina B6. Esta última está relacionada à produção de serotonina, o hormônio que causa o bem estar.

 

O terceiro grupo de alimentos são os integrais como arroz, cereais e granola ajudam a combater essa oscilação, pois são ricos em vitamina B6. Além disso, combatem o enjoo e a retenção de líquidos, e colaboram para o bom funcionamento do intestino.

 

Quarto grupo são as frutas. A banana é uma fruta rica em vitamina B6 e triptofano (aminoácido que aumenta a serotonina), ótima aliada para diminuir a ansiedade comum nessa fase. Também inclua outras frutas como melancia, melão e abacaxi, que por serem diuréticas ajudam o organismo a não reter líquido. Folhas como salsinha, salsão e alcachofra também possuem esta função.

 

O quinto grupo e ultimo grupo são as hortaliças verdes e laranjas, como couve, mostarda, nabo, brócolis e couve-de-bruxelas possuem alto teor de vitamina A, magnésio e cálcio e ajudam a combater os sintomas da TPM.

Durante este período do mês, também é indicado que as mulheres consumam mais cenoura, pimentão, abóbora e batata doce, pois ajudam a reduzir a hipoglicemia e a regular o sangramento menstrual.

E para combater a vontade, muitas vezes sem controle, de comer doces, consuma frutas como banana, abacate e figo. Além de “enganar” seu organismo, elas vão ajudar a regular a função intestinal.





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